Nove municípios do Tocantins estão com vagas abertas no programa Mais Médicos


São 11 vagas disponíveis para o programa no estado. Muitos profissionais tem desistido após começar a trabalhar. Posto de saúde que atende indígenas em aldeia no Tocantins
Cassiano Rolim/TV Anhanguera
O Tocantins ainda não conseguiu preencher 100% das vagas do programa Mais Médicos. Até o fim do ano passado, o estado tinha mais de 141 médicos em 70 municípios, mas depois da saída de 102 cubanos que trabalhavam no programa algumas cidades seguem preencher as vagas. Atualmente, nove municípios estão com vagas abertas
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 72 municípios participam do programa Mais Médicos no Tocantins até agora. Sendo que 11 vagas estão abertas em: Araguaína (2), Axixá (2), Barra do Ouro, Combinado, Ipueiras, Palmeirante, Paraíso do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins e Riachinho.
Segundo o estado, as vagas não foram totalmente preenchidas porque muitos profissionais acabam desistindo após iniciarem os serviços.
O Ministério da Saúde confirmou que, até o início de abril, 1.052 profissionais com CRM no Brasil saíram do Programa Mais Médicos em todo o país. As vagas devem ser ofertadas em novas fases do provimento de profissionais ainda em análise pelo Ministério da Saúde.
Cuba decidiu encerrar a participação no programa citando “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” feitas pelo presidente Jair Bolsonaro à presença dos médicos cubanos no Brasil.
No Tocantins alguns dos locais mais afetados com a saída dos cubanos foram as aldeias. Pelo menos 10 médicos que cuidavam exclusivamente de comunidades indígenas saíram do programa. Atualmente, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, todas as vagas dos distritos sanitários indígenas estão preenchidas.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *