Hemocentro convoca doadores e divulga horário de funcionamento no Carnaval


Unidades não terão atendimento nos dias 4 e 5 de março. Segundo a Hemorrede, período do Carnaval tem aumento nos acidentes e casos de violência; por causa disso há maior demanda de sangue. Demanda por sangue aumenta durante o período do Carnaval
Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins/Divulgação
A demanda por sangue nos hospitais aumenta durante o período do Carnaval devido o alto número de acidentes de trânsito e casos de violência. Por causa disso, segundo a Hemorrede do Tocantins, é importante que as pessoas façam doações antes de pegar a estrada ou cair na folia.
As unidades do Hemocentro terão um horário diferenciado durante o Carnaval. Em Palmas, Araguaína, Gurupi e Augustinópolis haverá atendimento neste sábado (2) das 7h ao meio-dia. Por outro lado, não vão funcionar nos dias 4 e 5 e março. O atendimento volta ao normal na quarta-feira (6).
Na unidade do Hemocentro em Porto Nacional o atendimento será feito nesta sexta-feira (1°) normalmente. Porém, o serviço só será retomado na próxima quarta-feira às 7h.
A superintendente da Hemorrede do Tocantins, Pollyana Gomes Pimenta, convocou os doadores. “A solicitação é que os doadores não deixem de procurar as unidades da Hemorrede. Este fato foi agravado pelo aumento no número de casos de dengue neste período, que restringiram ainda mais as doações de sangue. Por isso convidamos os doadores para se programarem para realizar a doação antes de viajar”, afirmou.
Quem pode doar
Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável. As pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado alguma doação antes dos 60 anos.
Também é obrigatório estar em boas condições de saúde, ter mais de 50 quilos e a apresentar documento oficial com foto.
Antes da doação o candidato deve estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação, não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores ou fumado nas últimas duas horas.
Onde doar:
Hemocentro Coordenador de Palmas: Palmas
Hemocentro Regional de Araguaína: Araguaína
Núcleo de Hemoterapia de Gurupi: Gurupi
Unidade de Coleta de Palmas – Anexo HGP: Palmas
Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional: Porto Nacional
Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis: Augustinópolis
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.