Defesa Civil faz alerta após chover 64 milímetros durante três horas em Palmas


Chuva forte alagou lojas, estações de ônibus e até salas de aula. A força da água e do vento derrubou um muro sobre três carros; veja os cuidados que precisam ser tomados durante temporais. Força da água e do vento derrubou muro sobre carros
Heitor Moreira/G1 Tocantins
A Defesa Civil Municipal informou que choveu nesta quinta-feira (14) mais de 60 milímetros em Palmas. Apesar da chuva ter durado cerca de três horas, a água foi suficiente para alagar vários pontos da capital e causar diversos estragos. Prédios públicos tiveram estruturas danificadas e vão passar por reparos. O temporal também derrubou um muro sobre três carros que estavam estacionados em uma loja.
Vídeos feitos durante a tempestade mostram o resultado dos 64,4 milímetros de chuva. De acordo com a Defesa Civil, a quantidade representa um terço do volume esperado para todo o mês de fevereiro, que era de 210 milímetros.
Durante a tempestade, estacionamentos, lojas e até salas de aula foram alagadas. As estações de ônibus também foram tomadas pela chuva.
Para fugir dos lagos formados na principal avenida de Palmas, motoristas estacionaram no canteiro central. Outro registro da chuva mostra dois homens que, com medo se serem arrastados pela correnteza, saem de um carro segurando em uma corda.
Homens saem de carro segurando em corda
Reprodução
A Prefeitura de Palmas informou que os transtornos foram em razão da grande quantidade de chuvas em um curto período de tempo, que “dificulta a absorção da água pelo solo ou escoamento dela pelas redes de drenagem pluvial”.
Para fugir de alagamentos, motoristas esperavam chuva passar sobre canteiro central
Reprodução/TV Anhanguera
Cuidados
A Defesa Civil alerta para que as pessoas evitem sair de casa quando as ruas estiverem alagadas e não enfrentem o trânsito. “E nos casos em que a pessoa já esteja na rua, que procure imediatamente um local seguro para estacionar seu veículo e se proteger, até a chuva passar”, destaca a Defesa Civil.
“O ideal é não dirigir em dias de fortes chuvas, mas se for dirigir que os condutores mantenham a velocidade baixa, ligue o limpador de para-brisa e acenda os faróis”, disse a gerente de fiscalização de trânsito, Glauce Kelly de Souza.
Para evitar icidentes, é importante:
Evitar atividades de banho e esportivas em lagos, rios e represas;
Em caso de raios, não permanecer em áreas abertas;
Não ficar debaixo de árvores isoladas;
Não utilizar aparelho eletrônico com fio;
Não fiquem próximos a tomadas ou objetos metálicos.
Se o morador suspeitar de problemas estruturais em casas, estabelecimentos e em vias públicas, deve entrar em contato com a Defesa Civil. Os telefones 153 e 99242-3285.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Carros ficaram ilhados na principal avenida de Palmas
Reprodução/TV Anhanguera

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.