Pelo menos 50 pessoas tiveram dados utilizados por quadrilha que fraudava seguro-desemprego, diz PF


Saques eram realizados em agências de Araguaína, Palmas e outros três municípios no Pará. Cadastros falsos foram feitos em unidades do Sine nas cidades onde a polícia fez buscas. Polícia investiga suspeitos de falsificar documentos para conseguir seguro desemprego
A Polícia Federal acredita que a quadrilha apontada como responsável por fraudes no seguro-desemprego utilizou dados de pelo menos 50 pessoas para receber o benefício ilegalmente. O esquema teria movimentado pelo menos R$ 500 mil no ano passado. Os suspeitos foram alvo da operação Dolos na manhã desta quarta-feira (6).
Agentes da PF realizaram buscas nas cidades de Araguaína, Xinguara e Redenção. A primeira fica no norte do Tocantins e as outras duas no Pará. Os saques foram realizados em agências das três cidades e também em Palmas e Belém.
Ainda não há confirmação de como os dados falsos chegaram ao sistema, mas a suspeita é de que eles tenham sido cadastrados em unidades do Sine nas cidades onde houve buscas. A investigação começou depois da prisão em flagrante de um dos beneficiários e da análise de benefícios concedidos inconsistentemente.
Operação foi realizada pela Polícia Federal de Araguaína
Reprodução/TV Anhanguera
Nesta fase da operação, a PF apreendeu documentos e computadores que podem ter sido usados pelos criminosos. Não foram realizadas prisões. Os investigados devem responder pelos crimes de estelionato majorado, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
O nome da operação faz referência a mitologia grega, DOLO era um Daemon (demônio) que personificava o ardil, a fraude, o engano, a astúcia, as malícias, as artimanhas e as más ações.
O G1 aguarda um posicionamento da Secretaria de Previdência e Trabalho, ligada ao Ministério da Economia, sobre as possíveis fraudes no seguro-desemprego.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.