Vandalismo atinge serviços públicos e prejudica moradores em Araguaína


Lâmpadas da iluminação pública e hidrômetros têm sido alvo de vândalos. Danificar patrimônio público e privado é crime com pena de até três anos de prisão. Vandalismo causa prejuízo para serviços públicos em Araguaína
A ação de vândalos tem prejudicado moradores de Araguaína, norte do Tocantins. No setor Costa Esmeralda, o alvo dos criminosos tem sido os postes de iluminação pública. Cerca de 50 lâmpadas foram quebradas.
“A gente coloca a lâmpada hoje, o cidadão vai lá e quebra a amanhã. Então, a gente tem dificuldade em manter essa lâmpada acessa. Lógico que isso não estende a todos os moradores. É uma minoria que pratica esse ato criminoso no bairro, mas infelizmente a gente não está conseguindo conter esses atos de vandalismo”, afirmou o diretor de iluminação pública de Araguaína, Francivaldo de Oliveira.
Só em janeiro deste ano, 10 hidrômetros foram quebrados em uma das ruas. Em 2018, segundo a concessionária de água, foram mais de 220 medidores destruídos na cidade.
“O prejuízo acaba por ser muito maior do que isso. A gente acaba por despressurizar uma região inteira e tenho um desabastecimento muito maior. Nós direcionamos toda a nossa equipe de manutenção para atender esses usuários. Ou seja, deixei de atender toda uma outra população em virtude de um ato de vandalismo”, explicou Lineu Machado, engenheiro da BRK.
Causar dano ao patrimônio público ou privado é crime. A pena vai de seis meses a três anos e geralmente uma fiança é arbitrada. Mas em alguns casos o vândalo pode se complicar
“Nos casos em que o dano ocorre contra o patrimônio público e principalmente no caso de dado ao patrimônio histórico cultural, essa pena é maior e a possibilidade da pessoa ter a ficha suja é maior porque não existe a possibilidade da suspensão condicional do processo”, afirmou o delegado Thiago Xavier.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Lâmpadas foram quebradas por criminosos
Reprodução/TV Anhanguera

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.