Consumo de água por pessoa em Palmas é o dobro do recomendado pela ONU

Cada morador da capital gasta em média 214 litros de água por dia. Recomendação da ONU é de que gasto máximo seja de 110 litros. Moradores de Palmas consomem mais água que o recomendado pela ONU
Divulgação/Odebrecht Ambiental
Um levantamento divulgado pelo Conselho Regional de Administração do Tocantins mostra que o consumo de água por pessoa em Palmas é praticamente o dobro do recomendado pela Organização das Nações Unidas. Cada morador da capital gasta em média 214 litros de água por dia, quando o máximo deveria ser de 110 litros.
O dado foi coletado através de um sistema criado pelo administrador José Antônio Campos Chaves que mede o volume de água que passa pelas estações de tratamento para fazer a estimativa.
A ferramenta foi disponibilizada gratuitamente para os governos de estados e municípios pelo Conselho Federal de Administração, mas apenas as cidades que solicitaram o uso têm dados divulgados.
“Por meio desses indicadores será possível observar se o Plano Municipal de Saneamento Básico está sendo cumprido, que tipo de investimentos estão sendo feitos e de quem é a responsabilidade”, explicou Chaves.
A BRK Ambiental, que cuida da distribuição de água na cidade, disse que realiza diversas ações para estimular o uso consciente da água. Em Palmas, nas próximas semanas, será realizado um projeto teatral em escolas com a apresentação da peça “Em busca da Gotinha Preciosa”.
O trabalho deverá ser feito nas escolas municipais Olga Benário (07/11), Degraus do Saber (08/11), Monteiro Lobato (08/11) e no CMEI Sonho Encantado (09/11). Também há ações previstas em Porto Nacional, Gurupi e Dianópolis.
Ranking dos estados
Apesar do consumo de água na capital estar bem acima do recomendado, a média do Tocantins fica mais próxima da meta. Em 2016, cada morador do estado consumia em média 140 litros de água por dia. É o melhor resultado entre os estados da região norte, que teve a média de consumo de 154 litros.
O estado com o maior consumo no país é o Rio de Janeiro, com 240 litros para cada habitante por dia. O que tem a menor média é Pernambuco, com 92 litros. A média nacional era de 154 litros em 2016.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.