Bebê com má formação no coração precisa de cirurgia para sobreviver no Tocantins

Estado não realiza cirurgias cardíacas em crianças. Doze bebês com doenças no coração morreram pela falta do procedimento só em 2018. Bebês com problemas cardíacos morrem à espera de transferência no Tocantins
A pequena Eloíse, de apenas três meses, enfrenta uma batalha pela vida. Ela nasceu com atresia tricúspide, uma má formação que prejudica a circulação de sangue no coração. A recém-nascida precisa de uma cirurgia urgentemente. O problema é que no Tocantins não são feitas cirurgias cardíacas em bebês e agora ela aguarda que o governo realize uma transferência para outro estado
“Eu amo essa menininha demais. Eu óio [SIC] pra ela assim tão miudinha, fico com medo da bichinha não ficar boa”, diz a tia avó de Eloíse, Maria Pereira Cunha.
A menina não está sozinha. Vários pais que não têm condições de pagar pelos procedimentos na rede particular acabam tendo que lutar na Justiça para conseguir uma transferência. Segundo a Defensoria Pública do Estado, doze bebês já morreram em 2018 enquanto esperavam na fila.
Um deles foi João Miguel Bezerra, que morreu em janeiro. “Se ele tivesse ido fazer essa cirurgia, eu creio que ele taria vivo. A gente não esquece. Quem sabe essa dor só quem já perdeu um filho”, diz a mãe, Raquel Bezerra.
Por causa do grande número de casos, a Justiça determinou em maio que o Governo do Tocantins deveria contratar em até 30 dias hospitais de outros estados para garantir transferências imediatas em casos com o de Eloíse. A decisão ainda não foi cumprida.
A pequena Eloíse precisa de uma cirurgia para sobreviver
Reprodução/TV Globo
“Se a gente tivesse o serviço aqui certamente o serviço seria mais eficiente… Evitando dessa forma essa demora. A demora no encaminhamento, a demora na informação pra família, que muitas vezes chega tarde demais, e essas crianças vêm a óbito”, comenta o defensor Arthur Luiz Pádua.
Em nota, o Governo do Tocantins, sem dar prazo, disse que trabalha para realizar as cirurgias no estado, incluindo a capitação de equipes e a compra de equipamentos.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.