Tocantins deve registrar 180 novos casos de câncer de mama até o fim do ano

Previsão é do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Jovem que descobriu doença há um ano cria blog para ajudar outras mulheres a superarem tratamento. Tocantins deve registrar 180 novos casos de Câncer de mama no ano
Estima-se que 180 novos casos de câncer de mama sejam registrados no Tocantins até o fim do ano. Deste total, 30 casos devem ocorrer em Palmas. A previsão é do Instituto Nacional do Câncer. A doença é uma batalha para muitas mulheres, que podem diminuir os riscos da doença se fizerem o diagnóstico na fase inicial. (Veja o vídeo)
A farmacêutica Aline de Lara descobriu o câncer de mama em um dia comum, durante o banho. “O sabonete caiu, em me abaixei e senti um nódulo na mama. Não foi através do toque, se eu fizesse toque e o autoexame com mais frequência, com certeza eu teria diagnosticado esse nódulo mais cedo e não como um câncer”.
Ela tem 31 anos e esse mês completa um ano de tratamento. Já passou por 16 quimioterapias. A dificuldade que a farmacêutica enfrentou para obter informações fez com que ela tivesse a ideia de criar um blog para ajudar outras mulheres.
Mulher descobriu câncer há um ano e criou blog para ajudar outras vítimas da doença
Reprodução/TV Anhanguera
“Contando para as pessoas como eu passava, o que eu fazia para me sentir melhor, que receitas eu podia comer. Foi nessa busca por estar ajudando outras pessoas a passarem por isso de uma maneira mais fácil”, relatou.
A iniciativa da Aline fortalece mulheres como a advogada Maria das Dores. Ela foi diagnosticada com câncer de mama duas vezes. “A gente recebe a notícia como se fosse sentença para a morte, mas na realidade, não é assim. Eu fui me aprofundando e tentando me inteirar. Eu mesma sempre tentei me ajudar”.
Quando a doença é diagnosticada no início, aumentam as chances de tratamento e cura, segundo o médico Roberto Gripp. “A gente encontra aquele tumor inicial, antes que a paciente tenha sintomas, e a gente só consegue isso com acompanhamento, com a prevenção bem feita, exame e com a mamografia de forma regular”.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.