Pacientes percorrem cerca de 200 km em transporte precário para fazer hemodiálise

Moradores de Lagoa da Confusão precisam ir para Gurupi fazer tratamento, mas a distância não é o maior desafio. Os carros que fazem o transporte estão sem ar, com capô e para-brisas quebrados. Pacientes de Lagoa da Confusão reclamam do transporte para ir até Gurupi fazer hemodiálise
Três vezes por semana, pacientes de Lagoa da Confusão precisam percorrer cerca de 200 km até o município de Gurupi, sul do Tocantins, para fazer hemodiálise. Mas a distância não é o principal desafio. Segundo eles, os carros que fazem o transporte estão em condições precárias. (Veja o vídeo)
Um dos carros de passeio está com o banco rasgado e o limpador de para-brisas quedrado. Além disso, o capô está danificado e por causa disso, precisa ficar amarrado com uma corda. “Conforme o vento vem, aconteceu de o capô levantar uma vez”, disse o comerciante Érico Gomes.
Outro paciente relembra que o carro já quebrou na estrada. “Quando eu comecei a fazer o tratamento aqui direto tinham problemas nas estradas. Ficava no sol esperando o carro ser consertado”, disse o operador de máquinas José Osmar.
Carro que faz o transporte de pacientes está em condições precárias
Reprodução/TV Anhanguera
Os pneus de outro veículo, também usado para o transporte, estão carecas. “Não tem ar, calor demais. Quando chega lá, nem como, passo a tarde passando mal, cansado demais”, disse o aposentado Jenildo Oliveira.
O pior para os pacientes é aguentar a volta para casa. Depois de ficarem quase 4 horas na hemodiálise, eles precisam enfrentar os cerca de 200 km em um calor forte, já que os veículos não possuem ar-condicionado.
A Prefeitura de Lagoa da Confusão admitiu que a condição dos veículos não é a ideal para transportar os pacientes. Informou que já comprou uma van com 16 lugares e que ela deve chegar no prazo de 40 dias.
Veja outras notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.