Ex-prefeito de Santa Rita é condenado por nepotismo e fica inelegível por cinco anos

Arthur Maia (PSD) era prefeito da cidade até abril, quando renunciou. Em 2017, ele se defendeu dizendo que “tudo mundo é parente de todo mundo” no município. Arthur Maia foi condenado por nepotismo
Reprodução/Facebook
O ex-prefeito de Santa Rita do Tocantins, Arthur Maia (PSD), foi condenado por nepotismo e perdeu os direitos políticos por cinco anos. A decisão é do juiz José Maria Lima, da 2ª Vara Cívil de Porto Nacional. O gestor é acusado de nomear parentes de secretários de governo e de vereadores para cargos comissionados na cidade.
O G1 tentou contato com Arthur Maia para comentar a decisão, mas as ligações não foram atendidas. Em junho de 2017 ele deu uma entrevista sobre o assunto e se defendeu dizendo que “tudo mundo é parente de todo mundo” no município. Ele alegou que por isso não teria como contratar servidores sem relação com ninguém no governo.
A decisão é de primeira instância e ainda cabe recurso. A sentença também determina que ele perca qualquer função pública que esteja ocupando e fique proibido de contratar com o Poder Público pelo mesmo prazo da inelegibilidade. Arthur Maia também deverá pagar multa no valor de 10 vezes o salário recebido enquanto era prefeito.
O caso veio à tona após uma investigação do Ministério Público Estadual mostrar que cerca de 20 funcionários da prefeitura tinham parentesco entre si. Em um dos casos, o pai, a filha e o genro de uma mesma família trabalhavam juntos na prefeitura.
O Secretário de Educação da cidade foi acusado de contratar dois irmãos, uma tia e uma cunhada para trabalhar na pasta.
Atualmente, Santa Rita do Tocantins é governada por Neila Maria da Silva (MDB).
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.