Professora inspira os seis filhos a seguirem a profissão na sala de aula

Maria de Lourdes Pereira foi a primeira professora contratada após a criação do Tocantins. Enquanto educava jovens no novo estado, ela também inspirava os próprios filhos a seguir no magistério. Dia dos Professores: profissionais são responsáveis pela transformação de todos
A professora aposentada Maria de Lourdes Pereira se acostumou a transformar vidas. Ela já trabalhava como educadora no então norte de Goiás, ensinando jovens em algumas das regiões mais pobres do país. Quando o território foi separado e se tornou o Tocantins a professora foi a primeira a ser contatada para ensinar no novo estado. Sem perceber, enquanto ajudava a mudar a sociedade, também transformava a cabeça dos filhos, que viam a rotina de luta dentro de casa.
“Ao longo do tempo, quando eu ia transformando vidas na sociedade, eu também com meu exemplo de mãe e de professora ia transformando vidas dentro de casa. Meus seis filhos fizeram magistério, tomaram gosto e foram vendo que ser professor é uma profissão muito legal, muito boa”, conta a aposentada.
O Dia do Professor é celebrado em todo o Brasil nesta segunda-feira (15) e a data é ideal para lembrar os desafios e as recompensas desta profissão. Os filhos de Maria de Lourdes têm um orgulho que não cabe no peito da mãe.
Emival e Leilany Pereira lecionam há mais de 15 anos. Eles contam que a inspiração veio de dentro de casa, e se sentem felizes por poder compartilhar das mesmas experiências e discutir sobre os problemas da educação.
“Ás vezes a gente sorri, as vezes a gente chora. Mas é gratificante saber que alguém está aprendendo com a gente e está seguindo o nosso exemplo. É muito importante hoje em dia não esquecermos que a educação é o futuro de tantas crianças e de tantos jovens”, comentou Leilany Pereira.
Outra professora, Luciana Kramer, fala que a vontade de embarcar nessa profissão surgiu quando ainda tinha três anos de idade e seu passatempo preferido era brincar de ser professora. Ainda jovem com apenas 14 anos a Luciana assumiu uma sala de aula pela primeira vez e desde então nunca deixou a escola.
Entre conversas e conselhos, muitas amizades e anos de experiência, a professora sente orgulho dos bons frutos que plantou em diversos jovens que entregou para o mundo.
“Eu gosto de influenciar pessoas, gosto de viver a escola, viver a rotina dela e de saber que você é importante para aquelas pessoas. Eu enquanto professora pioneira, mais ainda, porque quantos alunos já passaram na minha mão nesses anos todos, né? É tão gostoso você chegar as vezes em um consultório médico, em uma empresa, e se deparar com os seus ex alunos, e falar, “poxa eu fiz parte da vida deles”, comentou Luciana.
Professora inspirou filhos a seguirem no magistério
Reprodução/TV Anhanguera
Veja mais notícias das região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.