Irajá Abreu é eleito o mais novo senador da história do Brasil

O político tem 35 anos, idade mínima exigida para concorrer e assumir o cargo. Para ele, idade não é determinante: ‘experiência de vida é o que conta nesse momento’. Irajá Abreu é eleito senador pelo Tocantins
Foto: PSD/Divulgação
O deputado federal do Tocantins Irajá Abreu (PSD) foi eleito o senador mais novo da história do Brasil. O político tem 35 anos, a idade mínima exigida pela Constituição Federal para que uma pessoa concorra e assuma o cargo. A informação foi confirmada pelo Senado.
“Eu acho que a experiência de vida é o que conta nesse momento e não que a idade seja determinante”, disse Irajá em entrevista ao G1. Ele contou que começou a trabalhar aos 11 anos, aos 14 foi menor aprendiz, aos 16 foi emancipado para exercer a atividade empresarial, aos 19 anos foi pai e já exerceu dois mandatos como deputado federal.
Até então, o senador mais jovem tinha sido Gladson Cameli (PP-AC) , que assumiu o cargo em 2014 aos 36 anos, conforme informações do Senado. Em 2010, havia sido a vez de Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o mais jovem da sua legislatura, com 37 anos.
Irajá foi o segundo mais bem votado com 214.355 votos (16,82%). A primeira vaga ficou com Eduardo Gomes (SD) que obteve 248.358 votos (19,48%).
O senador mais jovem do Brasil protagonizará outro fato curioso, exercerá o mandato ao lado da mãe, a também senadora Kátia Abreu (PDT), reeleita para o cargo em 2015 e que ficará até 2.022 no Senado.
“Para mim é uma honra. Primeiro minha mãe como política, é um exemplo de pessoa idônea e correta na vida pública. Trabalhadora incansável, tem obras em todo o estado do Tocantins e como qualquer filho, tenho orgulho de estar ao lado da mãe trabalhando pelo estado do Tocantins”, afirmou o mais novo senador.
Média
Segundo o Senado, a faixa etária com mais senadores eleitos nas eleições 2018, de acordo com dados do TSE, é a de 55 a 59 anos, com 12 representantes, 22% do total. A faixa entre 35 e 39 anos, entre 40 e 44 anos e entre 70 e 74 anos têm quatro senadores cada uma. Já os recortes entre 75 e 79 anos e entre 80 e 84 anos registraram um senador eleito em cada um.
Veja a tabela:
Média de idade dos senadores
Perfil
Irajá Silvestre Filho, conhecido como Irajá, foi lançado candidato pelo Partido Social Democrático (PSD). Ele nasceu em 1983, é formado em Publicidade e Propaganda e já trabalhou como empresário e produtor rural.
Filho da Senadora Kátia Abreu, Irajá foi eleito deputado federal em 2011. Durante o mandato, se licenciou para assumir o cargo de Secretário de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária no governo do Tocantins. Foi reeleito como deputado federal em 2014.
Veja mais notícias da região no G1 Tocatins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.