Confira como fica a composição da Assembleia e a base aliada de Carlesse

G1 comparou os dados de candidatos eleitos em 2014 com o resultado deste ano. Governador terá inicialmente oito deputados na base aliada. Assembleia Legislativa do Tocantins terá representantes de 15 partidos em 2019
Reprodução/ TV Assembleia
Quinze partidos vão compor a Assembleia Legislativa do Tocantins a partir de 2019. Levando em consideração as atuais alianças, o governador Mauro Carlesse (PHS), terá apenas oito deputados em sua base aliada. Dos nove partidos que apoiaram o candidato, que venceu a eleição com 57,39% dos votos, seis conseguiram eleger algum parlamentar.
Partidos que apoiaram Carlesse:
Partido Humanista da Solidariedade (PHS) – 1
Solidariedade (SD) – 3
Partido Progressista (PP) – 1
Democratas (DEM) – 1
Partido Republicano da Ordem Social (PROS) – 1
Partido Trabalhista Cristão (PTC) – 1
Partido Republicano Brasileiro (PRB) – 0
Avante (AVANTE) – 0
Patriota (PATRI) – 0
Composição
Houve uma renovação de apenas oito cadeiras na Assembleia Legislativa do Tocantins. Ao todo, 16 conseguiram a reeleição para mais quatro anos. Em 2014, 11 deputados foram reeleitos e 13 ocuparam o cargo pela primeira vez.
Em comparação com os candidatos eleitos em 2014, houve um aumento no número de partidos com representação. Naquela eleição 14 partidos conseguiram eleger deputados. Por outro lado, em 2018 foram 15 partidos com representatividade na Assembleia.
Três partidos que elegeram deputados em 2014 não conseguiram eleger nenhum representante nesta eleição. Quatro partidos que não elegeram ninguém na última eleição conseguiram alguma vaga em 2018.
Entre os partidos mais tradicionais, o MDB teve um crescimento de três para cinco deputados. O PSDB também teve crescimento: de um para dois representantes. Por outro lado, o PT perdeu uma cadeira, caindo de três para dois.
Veja os deputados eleitos em 2014.
Veja os deputados eleitos em 2018.
Compare a evolução e diminuição dos partidos:
Composição da Assembleia – 2014/2018
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Initial plugin text

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.