Colombianos são presos em Palmas suspeitos de agiotagem

Suspeitos intimidavam e extorquiam as vítimas. Polícia investiga quadrilha formada por estrangeiros; dinheiro era mandado para o exterior. Suspeitos foram detidos e serão levados para a CPP de Palmas
Polícia Civil/Divulgação
Dois colombianos foram presos pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (2) em Palmas suspeitos de praticar agiotagem. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a suspeita é de que eles integrem uma quadrilha especializada no crime. Diego Mejio, de 34, e Miguel Rodriguez, de 25 anos, serão levados para a Casa de Prisão Provisória.
Os dois suspeitos foram presos na região de Taquaralto, próximo a Área Reservada ao Comércio Ambulante (ARCA). Com eles foram encontrados celulares, documentos de veículos, dinheiro e fichas de cadastro que possivelmente eram usadas nos empréstimos.
Ainda segundo a polícia, os dois emprestavam dinheiro para pequenos comerciantes e cobravam juros altos. As vítimas tinham que pagar de R$ 60 a R$ 180 por dia. Além disso, a cobrança era feita de maneira intimidatória.
Segundo o delegado de investigações criminais, Evaldo Gomes, o esquema seria praticado por uma organização criminosa. Quando os suspeitos chegaram na cidade teriam encontrado toda uma estrutura de veículos, apartamentos e lista de possíveis vítimas.
“Essa organização criminosa que tem como objetivo emprestar valores para alguns comerciantes e pessoas físicas, cobrando juros extorsivos e posteriormente fazendo a cobrança mediante ameaça de recebimento destes valores. Percebemos que eles se aproveitavam da fragilidade financeira daquelas pessoas vítimas dessa arbitrariedade”, afirmou o delegado.
A maior parte dos investigados pela polícia é de colombianos. Além disso, os valores dos empréstimos cobrados mediante extorsão eram transferidos para contas na Colômbia.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.