Período do vazio sanitário da soja termina no próximo domingo (30)

Em 2018, uma lavoura em Miracema do Tocantins foi destruída por descumprir a proibição. Produtores estarão liberados para plantar a cultura até janeiro de 2019. Período de proibição do vazio sanitário termina neste fim de semana
Termina no próximo domingo (30) o período do vazio sanitário da soja no Tocantins. A partir desta data os produtores estarão liberados para fazer o plantio da cultura até janeiro de 2019. Em agosto, um produtor rural teve a plantação destruída e foi multado por ter desobedecido a proibição. (Veja vídeo)
Durante o vazio sanitário, os produtores são proibidos por lei de manter o plantio de soja. A medida é tomada para prevenir e controlar a ferrugem asiática, a principal praga que atinge a cultura.
A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) fez neste ano 1.169 fiscalizações em propriedades que cultivaram soja na última safra. Em um dos casos foi encontrada uma lavoura clandestina de 64 hectares em uma fazenda de Miracema do Tocantins.
Lavoura cultivada durante o vazio sanitário é destruída
Maykon Paiva/TV Anhanguera
Ainda conforme a agência, a partir de segunda-feira (1º) começa o período para o plantio da soja sequeiro. O prazo vai até 15 de janeiro de 2019 e os produtores precisam fazer um cadastro da área de plantio junto a Adapec. O produtor tem até cinco dias úteis após o fim da janela de plantio para efetuar o cadastramento da área.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Produção de soja cresce em Santa Fé do Araguaia
Reprodução/TV Anhanguera

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.