Campanha contra sarampo e pólio termina nesta sexta (14); cerca de 6,5 mil crianças não foram vacinadas


A meta era imunizar 95% das crianças de 1 a 5 anos no Tocantins. Dados parciais indicam que 94% foram vacinadas contra a pólio e 93,4% contra o sarampo. Vacinação contra a poliomielite é feita por via oral
Divulgação
A campanha contra o sarampo e a poliomielite termina nesta sexta-feira (14). A meta é imunizar 95% do público alvo. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde 94% das crianças de 1 a 5 anos foram vacinadas contra a pólio e 93,4% contra o sarampo. Dados parciais indicam que cerca de 6,5 mil ainda precisam procurar os postos de saúde para tomar as doses.
A campanha foi lançada no dia 6 e agosto e deveria terminar no fim desse mesmo mês, mas precisou ser prorrogada porque o Tocantins não tinha atingido a meta. Mesmo com o encerramento da campanha, as vacinas seguem disponíveis em todas as salas de vacina do estado conforme calendário de rotina.
“A meta do estado é imunizar 99.049 crianças, até o momento foram vacinadas para a Poliomielite 93.112 e para o Sarampo 92.526 crianças na faixa etária de maior de 1 ano menor de 5 anos. Diariamente fazemos monitoramento com os municípios. Ds 139 faltam 50 para alcançar a cobertura preconizada de 95%”, informou a enfermeira do setor de imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Greicy Rivello.
Segundo a Secretaria da Saúde, o último caso registrado de sarampo no Tocantins foi em 1999 e de poliomielite, conhecida também como paralisia infantil, foi em 1989.
As vacinas estão disponíveis no calendário vacinal de rotina, isso quer dizer que todas as crianças de 3, 4 e 6 meses devem ser imunizadas contra pólio e com um ano de idade contra sarampo, além dos reforços de cada uma delas.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Essa notícia saiu primeiro no Portal G1 Tocantins
Clique no link acima para saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *